quinta-feira, 30 de abril de 2009

MUNDIAL DE RALLY FIA – WRC ARGENTINA – 5ª.etapa





Daniel Oliveira faz grande estreia no Mundial de Rally

29/04/09 - O piloto baiano Daniel Oliveira, em sua primeira participação no Mundial de Rally FIA (WRC) disputado na Argentina entre os dias 24 e 26 de abril, ganhou fãs pelo seu desempenho.

Sendo chamado por seu nome por um grande número de presentes e aplaudido de pé na saída do Estádio de Córdoba onde foram realizados três trechos cronometrados da quinta etapa do Campeonato Mundial de Rally, o brasileiro Daniel Oliveira deixou sua marca entre os torcedores argentinos. Na chegada ao parque de apoio no último dia quando desceu do carro foi chamado para autógrafos e fotos, além de entrevistas para imprensa dos principais meios de comunicação da Argentina. “No final até me surpreendeu as pessoas me chamando pelo nome e pedindo autógrafos. Acho que completando essa difícil prova dei um importante passo para os objetivos que quero”, disse Daniel.


O piloto baiano, navegado pelo argentino Fernando Mussano, conseguiu sempre estar entre os mais rápidos mesmo tendo alguns problemas durante a prova. No domingo com o carro em perfeitas condições eles conseguiram ficar com o segundo melhor tempo na categoria (N4) e sétimo na geral na última especial da prova (SS 23) no Estádio de Córdoba, disputando com as melhores duplas e melhores carros do mundo. “Foi fantástico chegar ao estádio lotado e ver aquela multidão aplaudindo a gente de pé. É uma situação indescritível, pois os melhores do mundo estavam lá”, comentou Oliveira.

O piloto brasileiro agora aproveita a folga até a próxima etapa do Campeonato Argentino para descansar em Salvador e retornar à Argentina na semana que vem para a terceira da competição que acontece entre os dias 15 e 16 de maio. “Vou descansar um pouco e rever o pessoal em Salvador e depois retomar os treinos, pois quero melhorar minha posição no Campeonato. O aprendizado nessa prova do Mundial foi muito grande e tenho certeza que meu desempenho será melhor ainda daqui pra frente” finalizou Daniel Oliveira que tem patrocínio de GDK, Construtora OAS e apoio de Appia Motos e Pato Pampa.
______________________________________
Texto:CronoSpeed Assessoria de Imprensa



Cronospeed Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável:João Otávio Ness (MTB: 2896/86)
E-mail: ness@cronospeed.com.br cronospeed@cronospeed.com.br
Contatos: 55 (48) 9981-8687

domingo, 26 de abril de 2009

MUNDIAL DE RALLY FIA – WRC ARGENTINA – 26 abril





Daniel Oliveira completa a 5a. etapa do Mundial de Rali.



Córdoba, 26 abril - Participando de sua terceira prova de Rali de Velocidade, o piloto baiano Daniel Oliveira conseguiu finalizar a etapa argentina do Mundial de Rali com sede na região de Córdoba entre os dias 23 e 26 de abril.



Andando entre os melhores pilotos do mundo, Daniel Oliveira pode ver de perto a dureza de uma etapa do Mundial de Rally onde se exige ao máximo do piloto, navegador e carro. Neste domingo cerca de 30 carros completaram a etapa contabilizando ao redor de 20 abandonos desde que a disputa começou.



“Foi uma experiência fantástica pois essa foi a terceira prova que corri e a primeira que consegui completar. Justamente a mais difícil consegui finalizar e estou muito contente por isso”, disse Daniel.



O piloto brasileiro fechou com chave de ouro sua participação na prova fazendo o segundo melhor tempo no último estágio (SS 23) na categoria N4,categoria com maior número de inscritos (29), sendo a mais disputada, levantando o público de 20 mil pessoas que compareceram ao Estádio de Córdoba para verem de perto a mais uma bela apresentação dos mais famosos e velozes pilotos de rali do mundo.



No final Daniel Oliveira e seu navegador argentino, Fernando Mussano, finalizaram em 13º lugar na categoria N4. “Nosso objetivo era completar a prova e mesmo com os problemas que tivemos foi um ótimo resultado. Sabemos o potencial que temos mas a pouca experiência ainda pesa um pouco”, disse Daniel.



A categoria teve como vencedor o piloto do Qtar, Nasser All-Attiyah com tempo total de 4h20m51.9.



A dupla agora descansa até a próxima etapa do Campeonato Argentino de Rali de Velocidade onde Daniel disputa na N4 Light nos dias 16 e 17 de maio. “ A opção pelo Campeonato Argentino é por ele ser muito mais difícil e competitivo do que o brasileiro. Na minha categoria correm no mínimo dez carros com chances de vencer o que é muito bom”, finalizou Daniel Oliveira que tem patrocínio de GDK e Construtora OAS com apoio de Appia Motos e Pato Pampa.



Final da Production



1 Al attiyah

2 Marchetto

3 Ligato

4 Fucs

5 Arai

6 Martinez

7 Pavlides

8 Brynildsen

9 Sacur

10 Abramian

11 Mayer

12 Cancio
13 Oliveira/Mussano


______________________
Texto: João Ness
CronoSpeed Assessoria de Imprensa Daniel Oliveira




Cronospeed Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável:João Otávio Ness (MTB: 2896/86)
E-mail: ness@cronospeed.com.br cronospeed@cronospeed.com.br
Contatos: 55 (48) 9981-8687

Marcos Ramos vai ao pódio na 3ª.etapa da Copa Turismo Show em Pinhais






Pinhais, 26 abril - O piloto Marcos Ramos, da equipe WCR (Le Lac, Le Parc, Le Champ, Dumas, Total Lubrificantes) teve um bom desempenho nas duas baterias e ficou com a segunda colocação da categoria Master na 3ª Etapa da Copa Turismo Show, realizada neste dia 26, no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba, na cidade de Pinhais. “O Peugeot 207 estava muito bem acertado e conseguimos este bom desempenho na pista”, comenta Ramos.



Sempre disputando as primeiras posições Ramos fez uma ótima corrida na primeira bateria. Largando na segunda posição da categoria Master, 13ª do grid, completou as 33 voltas na primeira colocação mas recebeu uma punição de 20 segundos por irregularidade na relargada, caindo para a quinta colocação da categoria e 15 na geral. “A direção de prova entendeu assim e respeitamos esta decisão. O importante é que conseguimos um pódio e pontos importantes no campeonato”, completa Ramos que realizou ótimas disputas na pista brigando pela primeira posição e conquistou 27 pontos nesta 3ª etapa da Copa Turismo Show.



Os outros pilotos da equipe não foram bem. Fernando Fedechen foi bem na primeira bateria mas também recebeu penalização de 20 segundos por irregularidade na relargada ficando na sexta colocação da categoria Master e 16 na geral. Fedenchen acabou sendo desclassificado da etapa por se envolver em um acidente na segunda bateria. “Infelizmente me envolvi nesse acidente e a decisão da direção de prova tem que ser acatada”, explica o piloto.

A dupla Rodrigo Buffara e Alessandro Marchini não tiveram um bom desempenho nesta etapa. Na primeira bateria, quando estava na sétima posição, Buffra ficou sem álcool no seu Peugeot 206 na última volta. “Ainda consegui passar a linha de chegada na décima posição. Foi muito azar”, comenta. Na segunda bateria, na primeira posição do grid, Marchini também não teve sorte. Problemas no motor do carro impediram que o piloto largasse para a corrida. “Um sentimento ruim. Estar na primeira posição do grid e não conseguir largar. Foi muito chato”, explica.

Resultados da 3ª etapa:

Legenda: (A) Categoria Marcas A
(M) Master

Bateria 1

1- 9 B.Cazuni/R.Bau (A)
2- 88 Marco Romanini(A)
3- 6 Pierre Sabbagh(A)
4- 38 Sharbel El Hajjar (A)
5- 44 Luis Gusso(A)
6- 7 James Ramos(A)
7-55 Fernando Valandro (A)
8-225 Max Mohr (M)
9- 28 Marcel Rodrigues (A)
10- 0 R.Buffara/A.Marchini(A)
11-212 Paulo Giublin(M)
12-119 F.Tozzo/Frankenberger (B)
13-249 Samir Silva (M)
14- 21 Davi Pizzol/Giusti (A)
15-207 Marcos Ramos(M)
16-215 Luiz Fedechen(M)

Bateria 2

1-6 Pierre Babbagh (A)
2-88 Marco Romanini(A)
3-38 Sharbel El(A)
4-9 B.Cazuni(A)
5-7 James Ramos(A)
6-44 LUis Gusso(A)
7-55 Fernando Valandro(A)
8-225 Max Mohr (M)
9-207 Marcos Ramos(M)
10-19 Valmor Weiss (A)


Calendário Camp.Metropolitano de Marcas
Copa Turismo Show e Stock 5000 *
Autódromo Internacional de Curitiba
Total:8 etapas/16 provas

Etapa Data Circuito

1º 15/Fevereiro- Misto 3.695 mts
2º 29/Março- Misto 3.695 mts
3º 26/Abril -Externo 2.550 mts
4º 28/Junho- Misto 3.695 mts
5º 26/Julho- Misto 3.695 mts
6º 13/Setembro -Externo 2.550 mts
7º 18/Outubro -Misto 3.695 mts
8º 29/Novembro- Misto 3.695 mts

* Conforme Regulamento Desportivo 2009 publicado dia 22 abril no Site oficial do evento.
_____________________________________
Texto e Fotos :Leandro Pellizoni - Jornalista


Cronospeed Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável:João Otávio Ness (MTB: 2896/86)
E-mail: ness@cronospeed.com.br cronospeed@cronospeed.com.br
Contatos: 55 (48) 9981-8687

sábado, 25 de abril de 2009

Muitas quebras marcam o segundo dia do Mundial de Rali na Argentina.

Córdoba - Entre as vítimas da dureza do Rali da Argentina está o piloto brasileiro Daniel Oliveira que teve dois amortecedores quebrados neste sábado,25 de abril.

Com desempenho prejudicado pelas condições das estradas no segundo dia de provas do Mundial de Rali, a dupla do brasileiro Daniel Oliveira e do navegador argentino Fernando Mussano, terá que administrar o ritmo para percorrer os restantes quilômetros até o final do dia de hoje com a disputa da SS 18,totalizando ao final do dia 141 de trechos cronometrados e mais 514 de deslocamentos.

A chuva que caiu à noite deixou o terreno mais mole e com a passagem dos carros WRC na frente, acabou danificando ainda mais as estradas , soltando grandes pedras . “ Foi uma etapa muito difícil. Havia muitas pedras soltas e algumas muito grandes. Por mais que cuidássemos acabamos passando por cima de algumas. No meio da manhã os amortecedores dianteiros já não funcionavam”, explicou Daniel.

No apoio a equipe Barattero deixou o carro em condições de prova e com isso a dupla pode andar um pouco mais rápido na parte da tarde mas sempre cuidando muito do carro para levá-lo até o final. Esta tarde os pilotos enfrentam mais 5 especiais, totalizando nove no dia de hoje, sendo que a última especial do dia será no estádio de Córdoba de 2,40 Km, e que conta com um público estimado em 35 mil pessoas. “Vamos continuar neste domingo pois agora estamos na última parte da prova que é a menor e mais fácil. É importante para nós finalizarmos esta prova ganhando assim mais experiência “, finalizou Daniel Oliveira que tem patrocínio de Construtora OAS, GDK, Appia Motos, Pato Pampa.

Programação

Domingo 26 de Abril

ES19 VILLA GIAORDINO-LA FALDA 15.75 km 08:48
ES20 VALLE HERMOSO-CASA GRANDE 10.95 km 09:20
ES21 COSQUIN-TANTI 11.27 km 10:03
ES22 TANTI NUEVO-VILLA GARCIA 7.60 km 10:26
ES23 SUPER SPEC. CORDOBA STADIUM 3 2.40 km 12:05

_____________________________________________
Texto e Fotos :João Ness/CronoSpeed



Cronospeed Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável:João Otávio Ness (MTB: 2896/86)
E-mail: ness@cronospeed.com.br cronospeed@cronospeed.com.br
Contatos: 55 (48) 9981-8687

COPA TURISMO SHOW – 3ª.etapa – Pinhais PR

WCR em busca da vitória na Copa Turismo Show em Curitiba



Piloto Marcos Ramos larga na segunda colocação na categoria Master



Depois de uma manhã de trabalho no acerto do carro o piloto da equipe WCR (Le Lac, Le Parc, Le Champs, Dumas, Total Lubrificantes) Marcos Ramos, fez o segundo melhor tempo na Categoria Master da 3ª Etapa da Copa Turismo Show, que acontece no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, neste domingo, a partir da 10 horas.



“O carro está muito bom. A equipe trabalhou muito bem no acerto ideal do motor e consegui aproveitar bem o traçado durante o treino classificatório”, explica Ramos, que fez o tempo de 1:03.918, diferença de pouco mais de meio segundo para o primeiro colocado da categoria e larga na 13ª posição do grid.



Marcos conseguiu seu melhor tempo logo no início do treino classificatório, na quarta volta e fez média de velocidade de 143.62 Km/h. “Agora vamos trabalhar no ajuste fino do carro para deixá-lo ainda melhor, mais no chão”, completa. A corrida deste domingo terá largada lançada.



Outro piloto da equipe, Fernando Fedechen, teve problemas com seu Peugeot 206. Nos treinos da manhã a quinta marcha quebrou e foi trocada. Durante o treino classificatório da tarde os freios do carro apresentaram problemas prejudicando a tomada de tempo. “Não fui bem nos treinos mesmo assim vamos largar na quinta colocação da categoria Master, décima sétima do grid. Mas a equipe ainda está trabalhando no carro para deixá-lo em condições de fazer uma boa corrida”, explica Fedechen, que fez o tempo de 1:04.192.



A dupla Rodrigo Buffra e Alessandro Marchini, da categoria Marcas A, teve dificuldade no acerto do seu Peugeot 206 e larga na oitava posição do grid. “O motor do carro não está desenvolvendo tudo que pode. Fiz um bom traçado no treino classificatório e conseguimos uma posição razoável. Para a corrida vamos buscar melhores posições”, explica Buffra, que fez o tempo de 1:03.402.



A programação acontece a partir das 10:30, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.

Texto :Leandro Pellizoni /CronoSpeed



Cronospeed Assessoria de Imprensa
Jornalista Responsável:João Otávio Ness (MTB: 2896/86)
E-mail: ness@cronospeed.com.br cronospeed@cronospeed.com.br
Contatos: 55 (48) 9981-8687

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Problema na barra de direção faz piloto brasileiro perder posições no Mundial de Rally.





Córdoba - Depois de estar andando entre os dez mais rápidos da categoria Production (P-WRC) na quinta etapa do Mundial de Rally FIA (WRC) que está sendo disputada na Argentina, o único brasileiro inscrito, Daniel Oliveira, teve que parar o carro por mais de dez minutos e consertar a barra de direção que apresentou problemas durante o primeiro dia de disputas nesta 6a.feira,
24 de abril.

Sempre andando entre os dez mais rápidos pela manhã em sua categoria, um problema na barra de direção obrigou a Daniel Oliveira e seu navegador Fernando Mussano a parar o Subaru STI durante a SS6 para fazer o reparo e com isso caiu para as últimas posições da P-WRC.

“Vínhamos muito bem e tudo estava dentro do nosso planejamento até ter que parar. Ainda conseguimos reparar o carro e retornar à prova e partir para recuperar posições”, explicou Daniel.

A dureza da prova foi fazendo vítimas durante o dia e obrigou outras 15 duplas a abandonar já no primeiro dia mas que poderão retornar pelo Sistema de Super Rally,mas sem chances de vitória. Para a segunda etapa,neste sábado dia 25, a exigência vai ser ainda maior pois as estradas estão em condições piores e há mais pedras soltas.

“ Amanhã a prova vai ser mais difícil ainda. Há muitas regiões com pedras grandes e os carros que largam na frente acabam jogando as pedras para o centro da estrada o que pode causar danos à suspensão”, disse Oliveira.

Na Production a emoção ficou por conta dos pilotos locais: O primeiro lugar ficou com Nicolás Madero com o Mitsubishi Lancer EVO IV, que manteve o ritmo e regularidade durante todo dia.
O piloto de San Carlos de Bariloche superou o piloto de Córdoba, Gabriel Pozzo, por 12s3.

Pozzo esteve a ponto de ficar com a vitória parcial deste primeiro dia. Mas os problemas, que começaram na SS 8,o deixaram em sétimo lugar na especial 9 , fazendo-o perder a liderança , ficando em segundo lugar na Classificação Geral da PWRC. Nasser Al-Atiyah foi o terceiro a 19s7.

A estratégia do único representante do Brasil,Daniel Oliveira, a bordo do Subaru STI da equipe Barattero, vai ser guiar com velocidade e cuidado pois o principal objetivo da dupla é finalizar a etapa. "Vamos acelerar mas com cuidado. Queremos completar a prova e estar no Estádio de Córdoba , no domingo nas festividades de encerramento” , finalizou Daniel Oliveira que tem patrocínio de Construtora OAS, GDK, Appia Motos, Pato Pampa.

O segundo dia de prova, no sábado dia 25, levará os participantes a sudoeste de Carlos Paz para disputar alguns dos trechos clássicos da temporada. Após sair do parque fechado às 7 horas (hora local), as equipes disputarão mais nove especiais (sendo 4 delas percorridas duas vezes) com um apoio de 30 minutos ao meio dia e encerrando o dia, mais uma vez os pilotos voltam ao Estádio de Córdoba para a Super Especial de 2,40 Km.

A ação no Sábado será nas montanhas de Traslasierra,onde os trechos El Cóndor e Giulio Cesare oferecem uma paisagem impressionante. Os carros voltam a Carlos Paz às 20h30 horas após 141.64 Km de trechos cronometrados.

Os 3 primeiros na Production no acumulado após SS9 são: (extra-oficial)

Pos.N. Piloto Cat Tempo

1. 154 Nicolás MADERO P - 1h54m27.2
2. 159 Gabriel POZZO P - 1h54m39.5
3. 150 Nasser AL-ATTIYAH P - 1h54m46.9
4. 160 Marcos LIGATO P- 1h55m00.9
...
20 71 OLIVEIRA / MUSSANO N4 SubaruImpreza 2h24m14.9

Programação - Sábado 25 de Abril ( largada do 1° carro /hora local)

ES10 EL MIRADOR-SAN LORENZO 1 20.81 km 09h38
ES11 MINA CLAVERO-GIULIO CESARE 1 22.79 km 10h12
ES12 EL CONDOR-COPINA 1 16.29 km 11h00
ES13 ICHI CRUZ-CARLOS PAZ 1 9.73 km 11h46
ES14 EL MIRADOR-SAN LORENZO 2 20.81 km 15h23
ES15 MINA CLAVERO-GIULIO CESARE 2 22.79 km 15h57
ES16 EL CONDOR-COPINA 2 16.29 km 16h45
ES17 ICHI CRUZ-CARLOS PAZ 2 9.73 km 17h31
ES18 SUPER SPEC. CORDOBA STADIUM 2 2.40 km 19h05

____________________________________________
Texto:CronoSpeed Assessoria de Imprensa Daniel Oliveira
Fotos:João Ness/CronoSpeed

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Único brasileiro no WRC Rally Argentina, Daniel Oliveira, já testou o Subaru Impreza STI no shakedown.


Único piloto brasileiro inscrito para a 5ª.etapa do Mundial de Rali na Argentina, o baiano Daniel Oliveira, testou seu Subaru Impreza STI nesta 5a.feira no shakedown e está pronto para a largada.

Com um grande público presente,os competidores do Rally Argentina , que acontece de 23 a 26 de abril, puderam testar os carros com os quais irão competir, durante o shakedown realizado nesta 5a.feira, num percurso de cerca de seis quilômetros entre Carlos Paz e Cabalango a 11 Km do Parque de Assistência. O piso estava seco,céu limpo e temperatura ambiente de 22 °C.

Entre os 59 inscritos, está o brasileiro Daniel Oliveira, da Equipe Barattero, que prevê uma prova com muitas quebras nos três dias de competição. "As estradas já estão abrindo buracos e há muitas pedras. Depois da passagem dos carros mais potentes deve piorar ainda mais e cada trecho será usado duas vezes”, explicou Daniel.

Daniel e seu navegador, o argentino Fernando Mussano, permaneceram parte do dia no parque de assistência junto à equipe conferindo de perto os últimos detalhes para a prova que inicia pra valer nesta sexta-feira com a realização de oito trechos cronometrados somando 142 quilômetros mais 526 de deslocamentos. No total serão 668 quilômetros onde as duplas terão que tomar muito cuidado, pois só haverá um apoio durante este dia. “Nesse primeiro dia teremos que ser conservadores, pois andamos quatro especiais e somente depois disso poderemos ir para o parque de apoio. Como nosso objetivo é finalizar a prova e as condições serão duras teremos que ver como será o ritmo e em que estado ficarão as estradas para a segunda passada”, disse Daniel Oliveira.

Outra dificuldade que Daniel e Fernando terão que enfrentar é quanto aos adversários. A categoria Production (P-WRC)tem 29 competidores e é a maior da prova. “ Nosso objetivo é completar e para isso teremos muitos obstáculos pela frente. A categoria é muito disputada mas vamos para chegar”, finalizou Daniel Oliveira que tem patrocínio de Construtora OAS, GDK, Appia Motos, Pato Pampa.

O mais rápido no shakedown foi o atual campeão Mundial, Sebastien Loeb (WRC) com tempo de 4:57,8

O primeiro trecho do rali , a Super Especial do Estádio de Córdoba de 2,4 Km, se disputa hoje às 19 horas (hora local).

Programação Rally Argentina (hora local):

5a.feira 23 de Abril
ES1 SUPER SPEC. CORDOBA STADIUM 1 2.40 km 19:05

6a.feira 24 de Abril

ES2 LA CUMBRE-AGUA DE ORO 1 14.94 km 07:45
ES3 ASCOCHINGA-LA CUMBRE 1 22.38 km 08:41
ES4 CAPILLA DEL MONTE-SAN MARCOS 1 22.95 km 09:44
ES5 SAN MARCOS-CHARBONIER 1 9.61 km 10:16
ES6 ASCOCHINGA-LA CUMBRE 2 22.38 km 14:26
ES7 CAPILLA DEL MONTE-SAN MARCOS 2 22.95 km 15:29
ES8 SAN MARCOS-CHARBONIER 2 9.61 km 16:01
ES9 LA CUMBRE-AGUA DE ORO 2 14.94 km 17:04

Sábado 25 de Abril

ES10 EL MIRADOR-SAN LORENZO 1 20.81 km 09:38
ES11 MINA CLAVERO-GIULIO CESARE 1 22.79 km 10:12
ES12 EL CONDOR-COPINA 1 16.29 km 11:00
ES13 ICHI CRUZ-CARLOS PAZ 1 9.73 km 11:46
ES14 EL MIRADOR-SAN LORENZO 2 20.81 km 15:23
ES15 MINA CLAVERO-GIULIO CESARE 2 22.79 km 15:57
ES16 EL CONDOR-COPINA 2 16.29 km 16:45
ES17 ICHI CRUZ-CARLOS PAZ 2 9.73 km 17:31
ES18 SUPER SPEC. CORDOBA STADIUM 2 2.40 km 19:05

Domingo 26 de Abril

ES19 VILLA GIAORDINO-LA FALDA 15.75 km 08:48
ES20 VALLE HERMOSO-CASA GRANDE 10.95 km 09:20
ES21 COSQUIN-TANTI 11.27 km 10:03
ES22 TANTI NUEVO-VILLA GARCIA 7.60 km 10:26
ES23 SUPER SPEC. CORDOBA STADIUM 3 2.40 km 12:05

Confira os inscritos na P-WRC

No. Dupla - Carro - Cat

65 FUCHS Nicolas-CILLONIZ Juan Pedro Subaru Impreza N4
66 MARTINEZ Raul-GALINDO Edgardo Subaru Impreza N4
67 CAMPOS Ezequiel-WINKLER Cristian Mitsubishi Lancer N4
68 ABRAMIAN Sebastian-BECCARIA Gustavo Subaru Impreza N4
69 CANTON Jose Ignacio-SUAYA Leonardo Mitsubishi Lancer N4
70 ELVIRA Agustin-TAGLE Oscar Mitsubishi Lancer N4
71 OLIVEIRA Daniel-MUSSANO Fernando Subaru Impreza N4
72 MONARCA Gonzalo-GRIGERA Laureano Mitsubishi Lancer N4
73 BENETTI Sergio-ALVAREZ Nicholson Mitsubishi Lancer N4
74 ALENAZ Rodrigo-DE CARLI Martin Subaru Impreza N4
75 SACUR Daniel-SANTILLA Daniel Mitsubishi Lancer N4
76 NICOLAS Alberto-PERUGINI Sergio Mitsubishi Lancer N4
77 PENSATO Salvador-CARCIOTTO Gustavo Subaru Impreza N4
131 PROKOP Martin-TOMANEK Jan Mitsubishi Lancer N4
133 ARAI Toshi-MACNEALL Glenn Subaru Impreza N4
136 VALDES LOPEZ Egoi-LUCAS Daniel Subaru Impreza N4
137 SAUVAN Frederic-GORCZYCA Thibault Mitsubishi Lancer N4
138 MAYER Gabor-TAGAI Robert Subaru Impreza N4
139 MARRINI Stefano-MOMETTI Roberto Mitsubishi Lancer N4
143 BERNARDI Luciano-CRETU Fabian X N4
144 PAVLIDES Spyros-PATTERSON Chris Subaru Impreza N4
149 BRYNILDSEN Eyvind-GIRAUDET Denis Mitsubishi Lancer N4
150 AL ATTIYAH Nasser-BERNACCHINI Gio. Subaru Impreza N4
159 POZZO Gabriel-STILLO Daniel Subaru Impreza N4
160 LIGATO Marcos-GARCIA Ruben Mitsubishi Lancer N4
152 CANCIO Alejandro-GARCIA Santiago Mitsubishi Lancer N4
153 MENZI Claudio-CAGOTTI Diego Subaru Impreza N4
154 MADERO Nicolas-PIAZZANO Guillermo Mitsubishi Lancer N4
155 MARCHETTO Juan-DIAZ Jose Mitsubishi Lancer N4

________________________________________________
Texto:CronoSpeed Assessoria de Imprensa Daniel Oliveira

quarta-feira, 22 de abril de 2009

TURISMO SHOW: WCR pronta para a terceira etapa do Copa Turismo Show em Curitiba em circuito oval.



A/T EDITORIA DE ESPORTES

COPA TURISMO SHOW – 3ª.etapa - Curitiba – 24 a 26 abril
---------------------------------------------------------------------------------------------

Clique nas miniaturas para ampliar a foto
Crédito:CronoSpeed

marchin-bufara_WCR.jpg image by 2008_CronoSpeed

WCR-216-.jpg image by 2008_CronoSpeed

Equipe WCR

(22/04) WCR pronta para a terceira etapa do Copa Turismo Show em Curitiba em circuito oval.

A terceira etapa da Copa Turismo Show acontece neste final de semana, 24 a 26 de abril, no Autódromo Internacional de Curitiba e a WCR entrará em pista com três carros na prova.

O piloto Marcos Ramos terá mais um desafio nessa etapa: Acertar o novo Peugeot que acabou de sair da oficina e fará seu primeiro teste na sexta-feira nos treinos livres. " É um desafio andar com carro novo na prova mas isso motiva ainda mais. Esse Peugeot foi concebido de uma maneira diferente na evolução da preparação dos Peugeot que temos feito. Estou bem otimista com o desempenho do novo carro" , explicou Marcos Ramos que corre na categoria Máster.

O outro carro da Máster ficará com Fernando Fedenchen e também tem boas chances de andar entre os primeiros como aconteceu na etapa anterior. " Andei bem na prova anterior e quero repetir o rendimento. Seria muito bom conseguirmos uma dobradinha no resultado da categoria", disse Fernando.

Na categoria "A" a dupla Rodrigo Buffara e Luiz Gusso tem boas chances de conseguir um lugar no pódio. A dupla treinou semana passada e conseguiu um bom acerto para o carro. " Vamos usar o mesmo Peugeot que o Marcos e o Córdova venceram as 3 horas de Tarumã . O carro é confiável e rápido , o que nos dá boas chances de brigar por posições melhores" , disse Rodrigo.

A terceira etapa do Turismo Show Car vai ser realizada pelo circuito oval e isso traz mais emoção, pois a velocidade elevada será a principal característica do evento. Na sexta- feira a pista estará liberada par treinos livres durante todo dia. No sábado haverá dois treinos livres e o treino classificatório definindo o grid de largada. No domingo cedo haverá um treino de aquecimento e depois às 11h20min a primeira bateria e às 14h50min a segunda bateria. Logo em seguida a premiação no pódio.

A equipe WCR tem patrocínio de Le Lac, Le Parc, Le Champ, Dumas e Total Lubrificantes

Confira a seguir a Programação completa do evento:

SEXTA-FEIRA - 24/04/2009

08:00

Secretaria aberta (Inscrições Abertas)

08:00

Inicio do Abastecimento

08:40 – 09:10

1º Treino Livre "Copa Turismo Show"

09:20 – 09:45

1º Treino Livre "Campeonato Super Bike"

09:55 – 10:25

2º Treino Livre "Copa Turismo Show"

10:30 – 10:55

2º Treino Livre "Campeonato Super Bike"

11:00 – 11:30

3º Treino Livre "Copa turismo Show"

11:40 – 12:05

3º Treino Livre "Campeonato Super Bike"

12:10 – 13:10

Almoço/ Horário Promocional

13:20 – 13:50

4º Treino Livre "Copa Turismo Show"

14:00 – 14:25

4º Treino Livre "Campeonato Super Bike"

15:00– 15:30

5º Treino Livre "Copa Turismo Show"

15:35 – 16:00

5º Treino Livre "Campeonato Super Bike"

16:10 - 16:40

6º Treino Livre "Copa Turismo Show"

18:00

Término abastecimento


SÁBADO - 25/04/2009

08:00 - 12:00

Inscrições (Pista liberada somente para carros e pilotos inscritos)

07:30

Início do Abastecimento (Combustível Oficial Obrigatório)

08:00 – 12:00

Vistoria Técnica prévia (Todas as Categorias – Box 1)

08:00 – 14:30

Lacração de Pneus (Todas as Categorias – Local: no Reabastecimento)

12:00 – 15:30

Pesagem Oficial/ Lacração de Pneus/ Vistoria/ Vistoria de Adesivagem Obrigatória) - Box 1

08:20 – 08:50

1º Treino Oficial "Copa Turismo Show"

09:00 – 09:30

1º Treino Oficial "Stock 5000"

09:35 – 10:05

1º Treino Oficial "Campeonato Super Bike"

10:10 – 10:40

2º Treino Oficial "Copa Turismo Show"

10:50 - 11:20

2º Treino Oficial "Stock 5000"

11:30 - 12:00

2º Treino Oficial "Campeonato Super Bike"

12:00

Briefing todas as Categorias

12:10 – 13:10

Almoço/ Horário Promocional

13:30 - 13:45

Treino Classificatório "Super Bike"

14:00 - 14:15

Treino Classificatório "Stock 5000"

14:30 - 14:45

Treino classificatório Marcas B/ Master

15:00 - 15:15

Treino Classificatório Marcas A

15:30

Box Aberto "Campeonato Super Bike" – 1ª Prova

15:35

Box Fechado

15:40

Placa de 5 Minutos

15:50

Largada (15 Voltas)

Obs: Os pneus serão removidos no parque fechado obrigatoriamente

DOMINGO - 26/04/2009

08:00

Início do Abastecimento

08:20 – 08:35

Warn-up "Stock 5000"

08:40 – 08:55

Warn-up "Copa Turismo Show"

08:50 - 10:40

Abastecimento/ Lacre Tanque de Combustível – Parque Fechado

09:05 - 09:10

Warn-up "Campeonato Super Bike"

09:30

Box Aberto "Stock 5000" – 1ª Prova

09:40

Box Fechado

09:45

Placa de 5 Minutos

09:50

Largada (20 Minutos + 1 Voltas)

10:20

Box Aberto "Copa Turismo Show" – 1ª Prova

10:30

Box Fechado

10:40

Placa de 5 Minutos

10:50

Largada (35 Minutos + 2 Voltas)

11:40

Box Aberto "Campeonato Super Bike" – 2ª Prova

11:45

Box Fechado

11:50

Placa de 5 Minutos

12:00

Largada (15 Voltas)

12:30 - 13:30

Almoço/ Horário Promocional

13:40

Box Aberto "Stock 5000"

13:50

Box Fechado

13:55

Placa de 5 Minutos

14:00

Largada (20 Minutos + 1 Voltas)

14:30

Box Aberto "Copa Turismo Show" – 2ª Prova

14:40

Box Fechado

14:50

Placa de 5 Minutos

15:00

Largada (35 Minutos + 2 Voltas)

15:30

Briefing "Show Cars – a nova Mania"

16:00

Podium

16:30

"Show Cars, a nova Mania"

17:00

"Show Cars, a nova Mania'

17:30

"Show Cars, a nova Mania'

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto:CronoSpeed Assessoria de Imprensa WCR

A CronoSpeed não pratica S.P.A.M.

Nota: Ao abrigo da legislação internacional que regulamenta o correio eletrônico, passamos a informar que, caso deseje que o seu e-mail seja retirado da nossa listagem de destinatários, deverá responder a esta mensagem, solicitando a respectiva remoção com a palavra EXCLUIR no assunto.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Daniel Oliveira já treina para Mundial de Rally

O único piloto brasileiro inscrito na quinta etapa do Campeonato Mundial de Rali já está treinando pelas estradas onde o rali passará neste final de semana, entre 24 e 26 de abril na Argentina.

O piloto brasileiro Daniel Oliveira e o navegador argentino Fernando Mussamo, que competem com um Subaru WRX na categoria P-WRC (carros até 2.0 turbo com tração 4x4), já percorrerem os mais de 1500 quilômetros do percurso do rali para reconhecimento dos trechos da prova.
“Essa parte é essencial para um bom rendimento. Com ele é que fazemos o nosso mapeamento para andar o mais rápido possível” , explicou Daniel.

O reconhecimento será feito na terça e quarta-feira durante todo dia e como as distâncias são grandes , exigirá muito das duplas. Mesmo assim os limites de velocidade terão que ser obedecidos por questão de segurança e para isso os carros recebem um equipamento que registra tudo e depois é analisado pela direção de prova.

Na quinta-feira será realizada largada promocional no estádio de Córdoba e na sexta-feira o rali inicia pra valer com largada às 7h45min. “A prova é bem longa e o terreno exigente. Conheço parte da região, pois minha equipe é de Córdoba e corro no Campeonato Argentino. A maior preocupação é quanto a quebras, pois na categoria Production não podemos usar muitas peças de reposição”, disse Daniel.

Nos três dias de prova serão percorridos 1533 quilômetros sendo que 332 de trechos cronometrados e 1201 de deslocamentos na região de Córdoba. “ Nosso objetivo é completar a prova e para isso nosso Subaru está bem preparado pelo Barattero”, finalizou Daniel Oliveira que tem patrocínio de GDK, Apia Motos e PatoPampa.

________________________________________________
Texto:CronoSpeed Assessoria de Imprensa

Muitas disputas marcaram a terceira etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo.






O Autódromo Alceu Feldmann ,em Lontras, foi palco da terceira etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo neste final de semana, 18 e 19 de abril reunindo cerca de 70 pilotos dos três estados do Sul.



Muita disputa em todas as categorias. Foi isso que o grande público presente no Autódromo de Lontras viu durante a realização do Campeonato Catarinense de Automobilismo. Cerca de 20 mil pessoas lotaram a área de camping da pista para ver muita velocidade nas cinco categorias.

Na Marcas A o piloto local, Leopoldo Mees Neto, atual campeão da categoria, não deu chance aos adversários e venceu a prova de ponta a ponta sendo pressionado no início por Dirceu Rausisse que finalizou em segundo. Em terceiro chegou Jorge Martelli. Com o resultado Leopoldo assumiu a liderança no campeonato com 25 pontos. Em segundo vem Walter Schmitz Neto que teve problemas com dois motores quebrados e correu com motor emprestado, com 24 e em terceiro Jorge Martelli com 22 pontos.

Na Marcas B, Davi Dal Pizzol manteve a invencibilidade com três vitórias em três provas.
A sorte ajudou quando Flaviano Ramos que liderava a categoria teve problemas e Davi assumiu a ponta até o final. Leonel Pavan ficou em segundo e Rui Prusse em terceiro. Davi disparou na liderança com 33 pontos contra 18 de Pavan e 15 de Dilmar Gottchfski.

A Marcas N foi a categoria com o maior número de competidores e emoção do início ao final da bateria de 30 minutos. Duas intervenções do Safety Car foram necessárias para retirada de veículos que capotaram e ficaram na pista e a aproximação dos carros deu mais emoção a prova. No final Claudio Rodrigues venceu com Dirceu Vitorino em segundo e Alexandre Simioni em terceiro. Durante a vistoria técnica foi constatado uma irregularidade no motor de Dirceu que foi desclassificado, passando Simioni para segundo e José Esmério para terceiro. No campeonato Juliano Bassani lidera com 25 pontos seguido por Claudio Rodrigues com 23 e por Alexandre Simioni com 22.

Na Categoria Stock Car Omega a troca de posições foi constante a exceção de Mauricio Reuter que largou na pole e manteve a ponta até a vitória. Joelson Capistrano largou em segundo perdeu várias posições durante aprova e conseguiu recuperar a posição de largada finalizando em segundo com Roberto Pruner em terceiro. Com a vitória Maurício assumiu a liderança na Omega somando 30 pontos. Em segundo vem Roberto Pruner com 26 e em terceiro Marco Garcia com 24.

Os carros da Stock Car Opala também tiveram uma prova bem disputada desde a largada. Cesar Barp largou na pole e não teve dificuldades para manter a liderança até o final. Mas quem vinha atrás teve que brigar muito para manter e buscar novas posições. No final Marcelo da Costa finalizou em segundo e Décio Simão em terceiro. No campeonato Décio manteve a liderança com 30 pontos com José Agostineli em segundo com 21 e Cesar Barp com 20 em terceiro.

A próxima etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo será no oeste do estado, em Chapecó, entre os dias 16 e 17 de maio.

Resultados da etapa foram: (5 primeiros)
Legenda: TMV=Tempo Melhor Volta


MARCAS N



Pos.N. Piloto TMV



1- 59 Claudio Rodrigues,1:27,328

2- 32 Alexandre Simioni,1:27,848

3- 21 Josias Esmerio,1:28,432

4- 1 Juliano Basani,1:28,338

5- 18 Sidnei Borba ,1:29,523



MARCAS A


Pos.N. Piloto TMV



1- 51 Leopoldo Mees Neto,1:25,919

2- 12 Dirceu Rausisse, 1:26,206

3- 87 Jorge Martelli , 1:27,036

4- 5 Claudio Simão,1:27,338

5- 36 Juliano Duarte,1:27,430



MARCAS B

Pos.N. Piloto TMV



1- 72 David Pizzol,1:27,074

2- 45 Leonel Pavan Jr, 1:27,453

3- 13 Rui Prusse,1:29,738 a 1 volta

4- 55 Dilmar Gottcheski, 1:31,791 a 1 volta

5- 2 Flaviano Ramos,1:26,932 a 1 volta



STOCK CAR OMEGA


Pos.N. Piloto TMV



1- 8 Maurício Reuter,1:25,033

2- 99 Joelson Capistrano,1:24,829

3- 34 Roberto Pruner,1:25,561

4- 2 Marcio Reuter,1:25,674

5- 11 Armin Kliewer, 1:26,083



STOCK CAR OPALA


Pos.N. Piloto TMV



1- 6 Cesar Barp, 1:27,039

2- 53 Marcelo da Costa, 1:28,157

3- 22 Decio Simão, 1:28,122

4- 44 Douglas Zepelin, 1:29,111

5- 9 Jose A.Neto, 1:31,259

O Campeonato Catarinense de Automobilismo é uma promoção da Mrcom, supervisão da Fauesc e patrocínio de Senior Sistemas, JK Pneus, Bridgestone, TSW Frenar Freios, Top Line, Scherer, Sabó e Tecfil, com apoio de Hotel Termas do Gravatal, Solucar e Governo do Estado de SC, através do Fundesporte.

__________________________________________
Texto:CronoSpeed Assessoria de Imprensa MRCOM
Fotos:Yuri Scaniello/CronoSpeed

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Piloto baiano representa Brasil no Mundial de Rali.



Daniel Oliveira é o único brasileiro inscrito para a quinta etapa do Campeonato Mundial de Rali, o Rally da Argentina, que será realizado entre os dias 23 a 26 de abril.

Estão inscritas 59 duplas, incluindo pilotos das categorias WRC, P-WRC ,J-WRC além dos pilotos do Campeonato Argentino. O Rally da Argentina é uma das provas mais espetaculares e exigentes do WRC e tem sua base na cidade de Villa Carlos Paz, 35 Km. ao sul de Córdoba, no coração das serras cordobesas. A tradicional prova será mais uma vez disputada na região de Córdoba, onde estão sediadas as maiores equipes argentinas da modalidade, inclusive a equipe do brasileiro Daniel Oliveira, a Barattero.

Daniel Oliveira competirá com um Subaru WRX na categoria P-WRC (carros até 2.0 turbo com tração 4x4) e será navegado pelo argentino Fernando Mussano com quem disputa o Campeonato Argentino de Rali. “Estou correndo este ano o Campeonato Argentino de Rali e participar dessa prova do Mundial é muito importante, pois os melhores do mundo estarão presentes”, explica Daniel Oliveira.

A prova tem como característica ser dura e exigir muito dos veículos e das duplas com terreno macio, arenoso e com muitas passagens por água.Como se isso não fosse pouco, a altitude dos trechos, a exemplo do que acontece no México, pode influenciar na potência dos carros devido a falta de oxigênio.

“Já conheço parte da região por onde o rali irá passar e sei que todo cuidado será exigido mas é necessário também acelerar forte para não ficar para trás. Viajo essa semana para a Argentina a fim de fazer o reconhecimento com meu navegador e assim ver por onde passaremos na prova”, disse Daniel.

Durante três dias de provas os competidores percorrerão 1533 quilômetros sendo que 331 de trechos cronometrados e 1202 de deslocamentos. Sendo uma da etapas do Campeonato Mundial a prova terá longa duração, sendo diferente das provas que Daniel está acostumado. “Normalmente as provas que participo duram um dia, no máximo dois. Já tive experiências de provas longas nas competições de Cross Country no Brasil, mas estou bem preparado fisicamente para agüentar as exigências” , finalizou Daniel Oliveira que tem patrocínio da GDK.

Sobre a GDK:

A GDK S.A. foi fundada em Salvador-Ba no ano de 1989 sob a denominação Geral Engenharia Ltda. Em abril de 2001, incorporou a Damulakis, tradicional empresa deste setor, passando a adotar a razão social Geral-Damulakis e agregando ao seu acervo mais de 45 anos de experiência e realizações no segmento de Petróleo e Gás e posteriormente optou por uma nova marca corporativa passando a se denominar GDK S.A. Com essa evolução, consolidou sua atuação no mercado de construção e manutenção de gasodutos e oleodutos – onshore e offshore -, montagens industriais e instalações de produção de petróleo e gás, plantas petroquímicas e construção de plataformas de produção offshore.

Com sede em Salvador e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e na Bolívia, atua no segmento da construção, montagem e manutenção de gasodutos, oleodutos e polidutos, além de serviços em plataformas offshore. Também atua na montagem e manutenção de instalações de produção de petróleo e gás, além de instalações industriais no segmento petroquímico e de refinarias.

Para saber mais sobre a GDK, acesse: http://www.gdksa.com

___________________________________
Texto:CronoSpeed Assessoria de Imprensa
Foto:Daniel Halac

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Campeonato Catarinense de Automobilismo realiza 3a. etapa em Lontras com atrações para o público.



Uma das mais tradicionais provas do calendário catarinense de automobilismo será realizada neste final de semana, 18 e 19 de abril, em Lontras reunindo cerca de 80 pilotos dos três estados do Sul.

A terceira etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo promete muita emoção neste final de semana em Lontras. Com o campeonato no início e muitas disputas pela liderança do certame estadual, a briga pelos pontos deverá ser intensa.

Serão cinco categorias a disputar a liderança do campeonato para um público estimado em oito mil pessoas. Na "Marcas A" Walter Schmidtz Neto lidera com 19 pontos. Na segunda colocação estão empatados o atual campeão da categoria Leopoldo Mees Neto e Jorge Martelli com 14 pontos e em terceiro Alessandro Coelho com 13. Leopoldo corre em casa e terá todo apoio da grande torcida local.

Já na "Marcas B" Davi Dal Pizzol lidera com tranquilidade depois de vencer as duas primeiras etapas e somar 22 pontos. Em segundo vem empatados Adaiton Hammes e Leonal Pavan Jr com 9 e em terceiro Dilmar Gottchfski com 8 pontos.

A "Marcas N" deverá novamente ser a categoria com o maior número de inscritos e poderá deixar alguns pilotos de fora pois o grid é de apenas 28 carros que serão definidos no treino classificatório. No campeonato a liderança está com Juliano Bassani que soma 18 pontos. Em segundo vem Samuel Deucher com 14 e em terceiro Alexandre Simioni com 13.

Para os "Stock Car Omega" a promessa é de muita emoção também. A liderança está dividida entre o paranaense Marco Garcia e o atual campeão da categoria Mauricio Reuter com 19 pontos. Cada um com uma vitória e um terceiro lugar. Na segunda posição vem o veterano Roberto Pruner com 18 e em terceiro Marcio Reuter com 11 pontos. Na Opala Stock Car Décio Simão lidera depois de duas vitórias. Ele soma 22 pontos. Em segundo está José Agostinelli com 15 e em terceiro Elton Sewald com 13 pontos.

Carreteras em Lontras

Uma das atrações dessa prova será a apresentação de quatro carreteiras das décadas de 30 a 50 vindas do Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS). Esses antigos carros de corrida estarão na pista durante os intervalos das baterias revivendo os áureos tempos onde as corridas eram feitas em estrada de terra alcançando velocidades acima dos 200 km/h. Entre os pilotos que terão a oportunidade de pilotá-las estarão Roberto Pruner e o preparador e piloto João Finardi.

A pista de Lontras estará aberta para treinos no sábado a partir das 9h30min. Os treinos classificatórios acontecem às 14h50min. No domingo os treinos de aquecimento iniciam às 9h30min e as baterias às 11 horas. O encerramento está previsto para às 16 horas com a premiação

O Campeonato Catarinense de Automobilismo é uma promoção da Mrcom, supervisão da Fauesc e patrocínio de Senior Sistemas, JK Pneus, Bridgestone, TSW Frenar Freios, Top Line, Scherer, Sabó e Tecfil, com apoio de Hotel Termas do Gravatal, Solucar e Governo do Estado de SC, através do Fundesporte.

Serviço:
Valor do Ingresso : R$ 15,00
Antecipado: R$12,00
Locais: Rio do Sul – Postos R4 e Ceola
Lontras – Posto Pilão
Blumenau – Neno Motos

PROGRAMAÇÃO PROVA DE LONTRAS

SÁBADO dia (18/04) TREINOS LIVRES/CRONOMETRADOS

09:30 às 09:50 Marcas –N-
10:00 às 10:20 Stock-Car Omega
10:30 às 10:50 Marcas A e B
11:00 às 11:20 Stock-Car Opala
11:30 às 11:45 Marcas –N-
11:55 às 12:10 Stock-Car Omega
12:15 às 13:15 Intervalo
13:30 às 13:45 Marcas A e B
13:55 às 14:10 Stock-Car Opala
14:20 às 14:40 Briefing
14:50 às 15:05 Treino Classificatório Marcas –N-
15:15 às 15:30 Treino Classificatório Stock-Car Omega
15:35 às 15:50 Treino Classificatório Marcas A e B
16:00 às 16:15 Treino Classificatório Stock-Car Opala

DOMINGO Dia 19/04

09:30 às 09:40 Aquecimento Marcas –N-
09:50 às 10:00 Aquecimento Stock-Car OMEGA
10:10 às 10:20 Aquecimento Marcas A e B
10:30 às 10:40 Aquecimento Opala
11:10 Largada Marcas –N- 30 Min. + 1 volta
Na seqüência Largada Stock-Car Omega 25 Min. +1 volta
Apresentação de Carreteras
Largada Marcas A e B 30 Min. + 1 volta
Largada Opala 20 Min. + 1 volta

PODIUM

_________________________________________________
Texto:CronoSpeed Assessoria de Imprensa MRCOM
Crédito da Foto:CronoSpeed