domingo, 13 de abril de 2008

Uma das provas mais duras do campeonato, teve disputa entre todas as categorias




Depois de uma prova complicada e uma disputa muito acirrada com Édio,atual campeão da categoria, Osvaldo Scheer e Gilson Rocha venceram na categoria N4 no 4ª Rali de Pomerode, com quase vinte segundos de diferença para a dupla Édio Fuchter e Gilvan Jablonski que chegaram em segundo.

“Foi uma boa prova, uma disputa brilhante com o Édio, que é o maior incentivador da minha volta ao circuito de rali, com diferenças sempre pequenas, na casa dos segundos. O carro estava muito bom e com o fim da chuva o piso ficou muito equilibrado, o público deve ter presenciado um belo espetáculo, assim vencemos cinco especiais. Não me lembro de uma disputa tão motivante para mim como foi esta prova de Pomerode”, conta Scheer, depois de completar as especiais com o tempo total de 1:05:39.20.

O atual campeão da categoria N4, Édio Fuchter estreou na temporada 2008 com novo navegador, Gilvan Jablonski, e acelerou muito nas difíceis estradas da região. “Foi uma bela prova com metade das especiais com pisos muito bons e outra metade com pisos muito prejudicados pela passagem das caminhonetes e caminhões do Cross Country. Mas o “alemão” tem todos os méritos dessa vitória”. A nova dupla da categoria mais rápida do campeonato completou a prova com o tempo total de 1:05:58.40.

Na categoria estreante do campeonato, N3 (carros até 2.0 com pouca preparação), o multi-campeão da categoria A6, Luis Tedesco, que além de estrear na nova categoria, estreou um novo navegador, Raphael Furtado, venceu em Pomerode. “Foi um bom rali, a nossa vitória nesta primeira etapa foi muito importante mas ainda estamos testando o carro, fazendo modificações. Aqui em Pomerode o piso ficou muito mexido por causa dos carros do Cross Country mas terminamos bem”, conta Tedesco, que completou a prova com o tempo total de 1:12:12.40.

Os irmãos Sartori não tiveram muita sorte nesta primeira etapa. “Fomos perdendo marchas durante a especial 5 até que na 6 estávamos somente com a primeira e terceira marchas. Faltando três quilômetros para o final da especial perdemos todas. Uma pena! Mas pudemos testar o carro e sabemos que temos muito pra fazer”, explica Juliano Sartori, que corre a próxima etapa, em Erechim, em casa. “Vamos nos preparar”, finaliza. Com o seu Palio N3 ainda em preparação, Eduardo Cunha/Eduardo da Silva disputaram a categoria com antigo Palio N2 e conquistaram a segunda colocação. “Viemos para pontuar”, explica Cunha.

Na categoria A6, a dupla de Estação (RS), Leandro Brustolin e Daniel Ceconello fizeram uma boa prova, sabendo dominar o carro e venceram com o tempo total de 1:14:20.70. “Viemos numa tocada boa, sem forçar demais o carro, cuidando para não escapar e nem quebrar”, explica Brustolin. A dupla protagonizou o episódio mais curioso do dia. “Estava na especial 3 e um macaco, que é muito comum aqui na região, apareceu na minha frente, na pista, eu freei e consegui desviar e não atropelei o bichinho”, conta Brustolin.

Na segunda colocação na categoria ficou a dupla de Cascavel (PR), Marcos e Roger Valandro, com mais de dois minutos de diferença para Brustolin/Ceconello.

A equipe Chevrolet inicia a temporada 2008 com uma dobradinha na categoria N2. Ulisses Bertholdo/Armando Miranda, dupla que já disputou a categoria N4 em 2004 e volta agora em 2008, venceu a prova em Pomerode realizando uma bela disputa com outra dupla estreante e colega de equipe, Bernardo Koller/Sidinei Broering.

Ulisses venceu com uma diferença de sete segundos. “Uma etapa muito boa, muito técnica com pisos muito complicados e com o Bernardo acelerando muito. Essa vitória, essa dobradinha é muito boa pra iniciarmos o campeonato”, explica Bertholdo, que completou a prova com o tempo total de 1:11:23.60. Koller/Broering na segunda colocação e a dupla da Fiat, Fábio Dall Agnol/Marcelo Dalmut em terceiro.

Outra categoria estreando este ano no Campeonato Brasileiro de Velocidade é a N2 Light, uma forma de incentivar novas duplas a participarem do certame. Nesta etapa em Pomerode foram sete duplas. Tiago Mocelin e Robson Giacomel, de Erechim, correndo de Fiat Palio, foram os mais rápidos e finalizaram as seis especiais na primeira colocação somando o tempo total de 1:20:13.50.

“Foi muito bom vencer aqui ainda mais nessa nova categoria. Vamos continuar acelerando ainda mais que a próxima prova é na nossa casa”, falou Mocelin. Na segunda colocação uma dupla estreante, Eduardo Scheer/Geferson Pavinato, correndo de Renault Clio, somente dez segundos atrás de Mocelin/Giacomel. Na terceira colocação , a bordo de um Fiat Palio, chegou Marcelo Franco e KZ Morales.

A segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade acontece nos dias 2 e 4 de maio, em Erechim (RS), etapa válida para o Campeonato Sul Americano de Rali de Velocidade.

* Confira os principais momentos do rali na Cobertura ao Vivo do evento.








_______________________________________________
FAUESC: Federação de Automobilismo do Estado de SC
CronoSpeed Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável: João Otávio Ness
MTB:2898/86 RS
www.fauesc.org.br
Crédito das Fotos: José Mário Dias/CronoSpeed

Nenhum comentário: